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Esporte e Alimentação PDF Imprimir E-mail

hitorico_08Praticar esportes é muito bom. Exercícios físicos fazem bem para o corpo e para a mente, ajudam na socialização e no combate ao estresse.

 

Mas para alcançar os benefícios relacionados ao esporte você também precisa manter uma alimentação saudável e equilibrada. Quer saber como? Confira as dicas que a Fiore tem pra você:

 

 

1. Nunca pratique atividades físicas de estômago vazio e sempre coma algo imediatamente depois. Após o exercício, os músculos começam a se recuperar e o corpo necessita de um novo estoque de carboidratos e proteínas.

 

2. Se for fazer exercícios próximo ao horário do almoço ou do jantar, peixe, frango ou carne também precisam estar presentes em sua alimentação, além dos carboidratos, encontrados no macarrão, por exemplo.

 

3. Se o treino for pela manhã ou à tarde, saboreie lanches com leite, queijos e iogurteslogo, sempre combinados com pães, torradas ou biscoitos integrais.

 

4. Esporte e álcool não combinam: ao praticar uma atividade física, seu corpo produz calor e aquece. Para controlar a temperatura corporal, ele produz e perde água e eletrólitos (sódio e potássio) e por isso pede água. Mas se ao invés disto você der preferência a uma cerveja ou outra bebida alcoólica, estará aumentando a desidratação do seu corpo, já que o álcool estimula os rins a eliminar água.

 

5. O ideal é beber água antes (250 a 500 ml), durante (a cada 15 ou 20 minutos) e após o exercício.

 

6. Também é importantíssimo manter o corpo hidratado ao longo de todo o dia. Tome cerca de dois litros de água diariamente, além de sucos, antes e depois do exercício.

 

7. Quem pratica uma hora de esportes diariamente gasta, em média, de 300 a 500 calorias a mais, por isso é necessário que coma um pouco mais mesmo, mas sem exageros.

 

8. E é bom não esquecer: é fundamental fazer cinco refeições durante o dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar) para manter os níveis de glicose no sangue e não correr o risco de chegar a uma das refeições com fome extrema. Ou ir para a academia completamente sem energia, correndo o risco até de passar mal. A ingestão de calorias ao longo do dia também é importante para a recuperação da musculatura, processo que demora até 24 horas após o término da atividade física.

 

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Essas recomendações não necessariamente contemplam crianças e adolescentes, que devem ser acompanhados de acordo com as necessidades da sua faixa etária, já que deficiências nutricionais, além de diminuírem as chances de bom desempenho físico, diminuem a velocidade de crescimento e desenvolvimento, aumentam a incidência de lesões e diminuem a imunidade.

 

E praticar esportes com uma dieta hipocalórica ou livre de carboidratos não é a melhor maneira de emagrecer. Para perder peso você precisa seguir uma dieta personalizada orientada por um médico e/ou por um nutricionista.

 

Fiore, 25 anos. Experimente.

 

 

Fontes:

Site Revista Vigor

Blog BDF Brasil

Site Nestlé

Revista A+